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Vl. Clementino

Domingo de manhã, a galera toda na piscina, muito sol, churrasco e… “Vamos fazer uma selfie?”. Todo mundo se aproxima, ficam juntinhos, olham pra cima e sorrisão! Depois de poucos minutos, a foto está nas redes sociais. Qual é a legenda da foto? Provavelmente, essa: “Tá tranquilo, tá favorável! #domingo #piscina #amigos #churrasco #calor #alegria #vidaboa #assimémoleza #êtavidão… Não seria mais ou menos assim?

Legenda de foto ou vídeo sem hashtag é como Rose sem Jack, strogonoff sem batata palha, Joelma sem Chimbinha. Todo mundo ama, todo mundo adora. Parece que a postagem só fica completa quando acrescentamos todas as # tão valiosas. Isso é ótimo. As hashtags são divertidas e fazem parte da vida em rede social. Mas será que estamos usando do jeito certo?

O domínio da hashtag começou em 2007, junto com surgimento do Twitter. Ela é formada pelo símbolo cerquilha ou cardinal (#) acompanhado de uma palavra-chave relevante ao assunto em questão. Foi criada como ferramenta de indexação de conteúdos, facilitando a busca de usuários na hora de encontrar algum tema específicio. O Trending Topics, por exemplo, é um ranking com as hashtags mais usadas em determinada ocasião, classificado por cidades, estados, países ou mundo.

“Então, espera aí… hashtag não serve pra dar um realce nas minhas legendas?”. Na verdade, não. A hashtag vai indexar sua foto ou vídeo a um grupo de outras fotos ou vídeos que possuam a mesma hashtag. O propósito não é deixar a legenda com um visual melhor ou destacar palavras. O objetivo da # é tornar o seu conteúdo mais visível, mais fácil de ser encontrado, mais acessível ao público.

Mas se você superlota uma postagem com hashtags comuns e populares, como #love, #day, #happy #smile, nada vai acontecer com sua foto. Ela vai continuar no finalzinho de uma lista gigantesca e quase infinita. Existem milhares de outras pessoas usando as mesmas #. Entende? Desse jeito, será impossível dar destaque ao seu conteúdo.

Isso serve tanto para Twitter, quanto para Instagram e Facebook. Quanto mais inovadora e inédita for sua hashtag maior será a chance dela ganhar destaque. Além disso, no Instagram, existem algumas hashtags específicas que também geram visibilidade à sua postagem: #instamood, #picoftheday, #100happydays e outras. Dependendo do conteúdo e de quem você quer atingir, vale à pena usar a # mais adequada.

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