O segredo Casas Bahia de ser Top Of Mind

Home / Branding / O segredo Casas Bahia de ser Top Of Mind

O segredo Casas Bahia de ser Top Of Mind

Vamos falar de uma empresa premiada desde 2004, que lidera o Top Of Mind há 8 meses consecutivos e presente na lista dos maiores anunciantes do país desde 2005? Sim, vamos falar de Casas Bahia.

De acordo com a última pesquisa do Datafolha, realizada somente na cidade de São Paulo, Casas Bahia (8,6% dos entrevistados) se destaca por estar desde agosto de 2015 na primeira posição do Top Of Mind, lembrada em todos os segmentos socioeconômicos. Logo atrás, vem Jequiti (4,8%), Coca-Cola e Extra (4,7%), Itaipava e Itaú (4,6%), Vivo (4,1%), Havaianas (3,2%) e Skol (3,1%). Foram 622 pessoas entrevistas, a partir de 16 anos.

Mas o sucesso realmente não é TÃO curioso assim. O primeiro segredo foi mencionado logo no início desta conversa: alto investimento da empresa em anúncios. Talvez você não saiba, mas na capital do Amazonas, Manaus, não existe Casas Bahia. Mesmo assim os comerciais de TV são veiculados em horário nobre na TV Acrítica, segunda maior emissora do Estado. A empresa não possui loja na cidade, mas já fez a cabeça dos manauaras.

Aliado aos preços quase “imbatíveis” de seus produtos, mas que não deixam a desejar em qualidade e atraem pessoas de diferentes classes sociais, está a identidade da marca. A Casas Bahia se tornou sinônimo de “lugar que tem tudo para todo mundo”. Seus comerciais, sempre muito dinâmicos e diretos, são facilmente reconhecidos e até se tornaram referências para outras empresas do mesmo segmento. As frases objetivas, os preços gigantes que surgem na tela, a voz incisiva do garoto propaganda (que também é bastante peculiar): tudo isso é muito Casas Bahia.

Em 2014, a consultoria Interbrand reconheceu a Casas Bahia como a marca de varejo mais valiosa do país no ranking Marcas Brasileiras Mais Valiosas. A marca foi avalia em R$ 1,2 bilhão. A pesquisa sugere que o grande segredo da Casas Bahia é o desejo de entender as necessidades do consumidor e se tornar parceira na realização de seus sonhos. Isso soa muito apresentação institucional, mas os números estão aí para mostrar que faz sentido.

É possível se tornar Top Of Mind. Hoje as possibilidades são inúmeras e já sabemos disso. Podemos ter novos segredos, assim como podemos nos inspirar em cases de sucesso como este. O importante é acreditar!

Recent Posts

Leave a Comment

CriarMarcas não despertam a confiança de consumidores brasileiros