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Você se lembra qual foi a última propaganda em que se sentiu representado? A pergunta não é simples e levanta uma discussão profunda e necessária a respeito da publicidade brasileira. Alguns jovens responderam a esse questionamento em um pequeno documentário produzido por Davi Cavalcante e Viviane Arimatea, embaixadores do Clube de Criação em Sergipe. Os dois fizeram a gravação durante o Festival do Clube de Criação, realizado em São Paulo no mês passado. A dúvida da maioria dos participantes do vídeo mostra que essa discussão deve ser levada à frente para que agências e clientes reflitam e busquem um maior diálogo com o público.

Minorias representadas? Nem tanto

Uma crítica recorrente entre os entrevistados foi a falta de representação de minorias em campanhas publicitárias. Alguns dos jovens argumentam que a sociedade é difusa e composta por todas as minorias, por isso é importante que a propaganda vá além dos estereótipos e participe da evolução da sociedade. Os tão batidos corpos esbeltos dos comerciais foram criticados por perpetuarem padrões e não representarem a imensa maioria das pessoas, que não se encaixam nos rigorosos padrões de beleza.

Um exemplo que chamou a atenção foi o da Avon. Um dos entrevistados elogiou campanhas recentes da marca, que refletiam empoderamento racial e feminino. Mas, em seguida, outra entrevistada aponta uma incoerência entre a campanha da televisão e o tradicional folheto da Avon. No material impresso, modelos magras – que atendem a um padrão – seguem predominantes.

Outro exemplo negativo apontado pelos jovens foi da marca de desodorantes Old Spice. Em filme recente, um ator gordinho passa o desodorante e se transforma em Malvino Salvador, conhecido por seu corpo sarado.

A principal conclusão é: marcas que dão vazão a estereótipos batidos tendem a desagradar os jovens, que não se veem representados em campanhas desse tipo.

Vale a pena conferir o vídeo na íntegra para tirar suas próprias conclusões:

O documentário teve apoio do projeto Papel & Caneta, criado por profissionais de criação com o objetivo de desafiar convenções e produzir um impacto social positivo na sociedade. Conheça mais do projeto: http://papelecaneta.org/

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