A importância de fazer uso da Semiótica em sua marca

 In Branding

A semiótica, explicando de maneira resumida, é o processo de atribuir um significado para um signo, trabalhando para agregar valor a comunicação. Embora esse processo não se atribua necessariamente para construção de marcas, fazer seu uso para aumentar o valor de seus produtos é bem comum no mercado.

 

Partindo da ideia de que preço e valor são totalmente diferentes, a semiótica chega para fazer com que sua marca e seu produto possam ir além do que ele realmente é, aumentando não só o preço, mas o valor que determinado serviço terá na mente do consumidor.

 

Grandes exemplos que trabalham bem o significado de seus produtos são marcas como Apple, que obteve sucesso ao conseguir associar seus produtos à qualidade, e a Nike, que é referência quando o assunto é qualidade de produtos esportivos.

 

Mas como tornar minha marca e meus produtos valiosos?

 

O processo de ressignificação é gradual e, para ser bem feito, precisa acompanhar o crescimento da marca. A atribuição de significado a sua marca está associada fortemente ao processo de branding, que já falamos aqui na 3Tom, e deve ser feita analisando estrategicamente os passos que você deseja seguir com sua empresa.

 

Não tenha pressa: Ao chegar em uma roda de conversa, é aos poucos que você se solta e começa a se identificar com as outras pessoas, o processo do consumidor se identificando com a marca acontece da mesma forma, leva tempo, mas se o laço for bem feito esse consumidor pode ajudar a fortalecer o significado da sua marca.

 

Tenha claro em sua mente o seu objetivo e o seu posicionamento: Não adianta querer agregar valor a sua marca se você não sabe onde quer chegar. Como você quer ser visto no mercado? Como o pioneiro de algum nicho? Com produtos baratos? Com qualidade impecável?

Algumas dessas perguntas precisam de respostas objetivas para que seja possível traçar uma rota para sua empresa.

 

Seja receptivo: Nem sempre sua marca permanece no mesmo caminho durante todo o tempo, as vezes será necessário passar por mudanças para se adaptar. Esteja aberto para novidades, afinal o mercado tem se tornado cada vez mais flexível e empresas que se manterem muito pé firme não conseguirão acompanhar o ritmo.

 

Em suma, atribuir significado para sua marca e seus produtos é um processo gradativo e acontece com o amadurecimento da marca, ele deve ser feito com muito planejamento e, caso obtenha sucesso, consegue fortificar os laços com os consumidores e a maneira como seus produtos serão vistos pelo mercado.

Recommended Posts