O poder de conquistar os clientes através da experiência em sua plataforma

 In Marketing

Resumidamente falando, o UX e o UI se preocupam com a maneira como os clientes irão visualizar e interagir com a sua plataforma, seja site ou app. UX significa User Experience e pretende lidar com a experiência do usuário no seu site, buscando solucionar possíveis problemas de comunicação que possam acontecer entre os consumidores e a sua plataforma.

Um profissional de UX deve ser empático para conseguir analisar qual a melhor maneira de se “locomover” pelo conteúdo disponibilizado, com o intuito de deixar a experiência o mais fluida possível.

Você provavelmente já acessou um e-commerce onde deixou de executar algum pedido por conta da dificuldade em realizar determinada tarefa, isso acontece porque provavelmente este site não se preocupa muito com a experiência do usuário, ou seja, com o UX.

Facilitar o processo do consumidor dentro da plataforma, além de tornar seu produto e/ou conteúdo mais compreensível, faz com que o cliente se sinta realizado no momento da navegação, agilizando e cativando o impulso da compra.

Se por um lado o UX trabalha pensando na experiência do usuário, por outro o UI trabalha em conjunto por meio da interface do usuário, sendo responsável pela criação de interfaces funcionais.

Ambas as áreas trabalham lado a lado durante a maior parte do tempo e, por esse motivo, é muito comum encontrar profissionais de UX especializados em UI. Se estiver buscando por um exemplo mais específico, é possível dizer, de maneira simplificada, que o UX se preocupa com o visual e o UI se preocupa com a funcionalidade, tornando viável o que o UX solicita.

Embora o UI não seja necessariamente um programador, ele é responsável pela criação de protótipos navegáveis que servem para testes com usuários e guia para engenheiros de software programarem o produto final.

 

Por que é importante se preocupar com UX e UI?

 

A resposta para essa pergunta é simples e pode ser respondida por meio de um questionamento: o quanto você se incomoda quando acessa um site que não lhe entrega as informações que você precisa?

Se preocupar com a experiência do usuário em sua plataforma demonstra um posicionamento empático com o consumidor, mostrando de maneira implícita que você está preparado para solucionar o problema do cliente.

No geral, além de melhorar a experiência do consumidor com a sua marca, também promove a melhoria da sua imagem digital como empresa. Trabalhar essas áreas em suas plataformas garante um resultado quase que certeiro no aumento da lucratividade e fidelização à marca.

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