O poder do Product Placement na construção do awareness

 In Branding

Quando falamos a respeito de anunciar uma marca, muitos imaginam o cenário padrão onde se exibe determinado produto/serviço apresentando suas qualidades e benefícios para o consumidor, porém existem outras formas de se chamar a atenção dos clientes para a sua marca, sendo uma delas o product placement.

Recentemente a cantora Luísa Sonza, lançou sua nova música com videoclipe chamada “Toma”, juntamente com o cantor MC Zaac, e diversas marcas tiveram seus produtos inseridos no roteiro, tais como: Apple, Avon e Mais Mu. O clipe (até o momento em que escrevemos esta matéria), já conta com mais de 4 milhões de visualizações, ou seja, as marcas também já foram expostas este mesmo número de vezes para um possível público potencial.

O product placement também pode apresentar retorno financeiro direto, como no caso da Netflix em 2018, que ao lançar o filme “Para Todos Os Garotos Que Já Amei”, inseriu durante alguns segundos a marca “Yakult” e elevou o número de vendas do produto nos Estados Unidos.

A grande vantagem desse tipo de exposição é se inserir de maneira sutil na rotina do personagem em questão de forma natural, além do reforço provocado pela identificação do consumidor com o interlocutor da mensagem. Um impulso para o desejo de obter os mesmos produtos apresentados no clipe.

Certamente existem outras ocasiões em que pode ser mais efetiva uma ou outra estratégia, mas vale lembrar que é sempre uma soma. Para alcançar o sucesso e a otimização máxima do budget, é preciso estar disposto a criar estratégias com soluções criativas para se inserir no cotidiano do consumidor.

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