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Um dos desafios do marketing digital é mensurar o real impacto que as ações virtuais têm de fato sobre o ambiente offline. É muito mais fácil medir a eficácia de um anúncio quando ele promove uma compra online, por exemplo. Difícil é saber quantas pessoas são direcionadas para lojas físicas após serem impactadas por campanhas digitais. O Snapchat tem ciência desse desafio e se mostra interessado em buscar elementos que comprovem a eficácia do online sobre o offline. A Snap Inc., empresa responsável pela rede social de fotos, adquiriu na última semana a Placed, startup especializada em mensurar os resultados das campanhas digitais sobre as lojas físicas.

A aquisição mostra que o Snapchat não está parado no tempo e busca mostrar aos anunciantes que a plataforma funciona bem para a publicidade. O ponto central é comprovar que uma estratégia de marketing dentro da rede social proporciona um bom retorno sobre o investimento (ROI).

O movimento pode também ser interpretado como uma resposta ao rápido crescimento do Instagram Stories, que se revelou uma grande ameaça ao Snapchat. Até o lançamento da funcionalidade na concorrente, a marca do simpático fantasminha reinava absoluta no segmento de compartilhamento instantâneo de vídeos e fotos. Entenda mais sobre o caso nesse post.

Um exemplo para todos

Outras empresas que atuam de alguma forma no marketing digital podem se inspirar no Snapchat para entender melhor a relação entre online e offline. Claro que não se pode cobrar que empresas menores gastem dezenas de milhões de dólares para adquirir uma startup especializada nisso, o Snapchat está num patamar elevado no setor de tecnologia. O importante é demonstrar interesse e ir atrás de subsídios que ao menos deem pistas sobre os resultados que campanhas online podem ter no ambiente offline.

Isso vale para empresas de todos os portes, existe muita informação valiosa disponível na internet. Cabe aos profissionais que atuam nessa área buscar com mais afinco para serem cada vez mais assertivos na hora de propor campanhas a seus clientes.

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