Televisão acolhe criadores de conteúdo e adere a atuação 360

 In Tecnologia

Mesmo com o avanço das conexões banda larga e o aumento do acesso da população à internet, a TV por muito tempo teve medo do que poderia acontecer com a democratização da produção de conteúdo. Por alguns anos, muitas emissoras torceram o nariz para os youtubers, blogueiros e instagrammers, mas o fato é que tem ficado cada vez mais difícil ignorá-los. É um novo momento e quem se adequar o mais rápido possível, sai na frente. Afinal, o 5G também está chegando.

O maior conglomerado de comunicação do Brasil, o Grupo Globo, mostrou que já entendeu exatamente o que precisa fazer para manter-se relevante nos próximos anos. Através da Globosat, a emissora tem feito diversos testes com criadores de conteúdo da internet. Lucas Rangel e as meninas do Depois das Onze, por exemplo, ganharam seus próprios programas no Multishow.

A emissora também vem tentando criar seus próprios influenciadores digitais, como é o caso do Cartolouco. Um personagem jovem e totalmente diferente do restante do elenco de esporte da emissora. O resultado deu certo. Durante o Conexão Globosat, evento direcionado ao mercado publicitário, o Grupo Globo comunicou diversos recordes batidos nos mais variados segmentos. O segredo? A integração entre a transmissão linear da TV e o streaming.

Os demais canais pouco a pouco parecem estar também entendendo este novo cenário. A Record lançou recentemente sua plataforma PlayPlus, que quer fazer frente ao Globoplay com conteúdos de diversos parceiros relevantes, como ESPN, PlayKids e até conteúdos originais de alguns criadores. Enquanto isso, Band segue com uma parceria tão forte com o Youtube, que transformou o canal do MasterChef Brasil no maior canal de MasterChef do mundo.

A tendência é que o linear continue caindo e o streaming continue aumentando, ainda assim o mercado já começa a ter um norte em relação de como serão os próximos anos. O digital e o real se fundiram e são uma estratégia só. Você já está preparado?

Recent Posts